sexta-feira, 6 de novembro de 2015




Aprendendo a andar pelo caminho


Me sinto como tendo dado o primeiro passo real no Karatê-Dô, ao conhecer ao todo os movimentos do kata Heian Shodan, o primeiro que nos dias atuais é ensinado no estilo Shotokan no Brasil.

O kata (型 ou 形, literalmente "forma") é, em linhas gerais, uma sequência de movimentos na qual o karateka exercita um combate imaginário e sequenciado contra vários ataques, de vários oponentes e posições.

O mestre Funakoshi, em seu livro Karate-Do Kyohan, narra que os nomes dos kata estudados nos vários estilos de Karatê são oriundos de tradições orais, desde as origens vindas da China até a ilha de Okinawa, e muitos deles chamavam-se de maneira mais próxima à língua chinesa, como Pinan, Seishan, Naifanchi, Wanshu, Chinto, e outros; posteriormente, sendo o Karatê desenvolvido como arte marcial japonesa, os kata foram renomeados com base na avaliação figurativa das descrições feitas pelos mestres mais antigos, e dos estudos dos próprios criadores dos estilos que hoje se perpetuam. 

São cinco os katas componentes da série Heian, que anteriormente se chamavam Pinan. Para fins didáticos, Gichin Funakoshi denominou o kata Pinan shodan, a rigor o primeiro da série, de Heian nidan, e o Pinan nidan de Heian Shodan, invertendo sua ordem de aprendizado.

Heian dá a idéia de paz e tranquilidade do espírito. E de fato, minha experiência ao assimilar os movimentos aparentemente firmes, mas muito harmônicos do kata Heian Shodan está sendo algo muito mais ligado ao autoconhecimento do que eu poderia pensar de início. As artes marciais envolvem, antes de mais nada, antes mesmo do treinamento do Seito para conhecer o adversário e o processo de combate, o conhecimento de si próprio, o desenvolvimento do equilíbrio através das posturas e balanceamento do corpo dentro da forma estudada.

Há práticas diferentes, como a do Tai-Chi-Chuan, que são conhecidas por trazerem uma grande gama de benefícios à saúde sobretudo de pessoas que buscam mais uma atividade física; à parte o aspecto puramente marcial, que o Karatê ainda tem bem vivo em sua essência, ao contrário de outras disciplinas orientais que hoje são mais esportivas ou educacionais, os katas me parecem trazer esse mesmo canal direto de comunicação do praticante com o solo e com o domínio de seu corpo, que depois se traduz na paz interior e consequentemente na educação da mente e do corpo para a defesa sem armas, hermeticamente concentrada em cada um dos movimentos.

Embora ainda me localizando dentro da forma, da maneira desajeitada com que todo aprendiz começa a caminhada, já me é possível sentir os efeitos da prática benéfica do Karatê. Mas ainda citando o texto mestre, "Pode-se dizer que o conhecimento escasso é algo perigoso. Uma vez que você tenha se iniciado no karatê para se beneficiar dele, tenho esperanças de que você continue a treinar plenamente até que obtenha total entendimento dessa arte".

Persistência em um novo ciclo é algo que renova e motiva quem já se deixou estagnar por várias vezes por não ter foco naquilo que realmente importa para si.

Osu


Nenhum comentário:

Postar um comentário